sábado, 4 de junho de 2011

Cheiro de Vida - Cheiro de Vida (1984)

Como já abordei anteriormente na postagem relativa a rádio Eldo Pop, o músico instrumental brasileiro, sempre esteve e sempre estará literalmente abandonado à própria sorte.

As gravadoras não se interessam pela música instrumental e em decorrência, as rádios também não divulgam os raros e heroicos projetos independentes, que porventura cheguem a concretizarem-se. 

Lá pelos anos 80, tive a oportunidade e o privilégio de adquirir em vinil alguns excelentes exemplos do incontestável potencial de alguns músicos brasileiros que se dedicam exclusivamente a música instrumental e heroicamente conseguiram lançar seus trabalhos de forma independente.

A lista desses verdadeiros heróis infelizmente não é extensa, mas no momento, vou mencionar apenas duas, por ocuparem um lugar de extremo destaque no meu pequeno acervo. Refiro-me as bandas "Quantum" (já postado aqui no Mukifu) e "Cheiro de Vida", esta última, objeto da presente postagem.

A história do "Cheiro de Vida" começa no Rio Grande do Sul em 1978, naquela época, formada pelo baixista André Gomes, o guitarrista Carlos Martau e do baterista Alexandre Fonseca. Depois de dois anos de muito som de garagem, ingressa na banda outro guitarrista, Paulo Supekóvia e passam a atuar em uma variedade de teatros e bares.

Durante os anos de 1981 e 1982, a banda permanece unida, excursionando pelo Brasil como banda de turnê e banda de shows e estúdio de alguns cantores brasileiros e paralelamente continuam a dar sequência ao projeto instrumental que se tornaria o "Cheiro de Vida".

As gravações desse verdadeira jóia do jazz rock, começaram em Porto Alegre, aos 29/09/83 até 26/08/84, mas o material contido nesse belo álbum foi o registro de quatro anos de muito trabalho e estudo. Resultando, como não podia deixar de ser, num dos melhores álbuns de jazz rock brasileiro, em razão da alta capacidade técnica e criativa de todos os integrantes dessa genial banda.

Para quem ainda não conhece a banda, considero a som do "Cheiro de Vida", em alguns momentos, muito próximo a sonoridade do 'Dixie Dregs', 'Soft Machine' dentre outros de igual categoria. No entanto, também   fica evidente uma  forte  influência do mestre 'Stanley Clark', exercida  principalmente sobre o "monstruoso" e exímio baixista André, que não esconde em momento algum tal influência e manda ver logo na música de abertura.



As magníficas e sempre diversificadas guitarras, em certos momentos, guardam alguma semelhança com a sonoridade de 'Alan Holdworth', 'Steve Morse' e 'John Etheridge' dentre outros "monstros" do jazz rock, mas tudo isso, sem deixar de possuir personalidade própria além esbanjarem originalidade, elegância e competência.


Dentre o que já falei, e tudo aquilo que deixei de falar, o que mais encanta no 'Cheiro de Vida', além da incontestável habilidade dos integrantes da banda é a sua disciplina, coordenação e genialidade na difícil tarefa de arranjar toda um complexo e sofisticado conjunto de instrumentos convencionais e não convencionais e ainda conseguir um resultado tão límpido, original, criativo e fluido ao longo de todas as magníficas composições que compõem essa inestimável jóia da música instrumental Brasileira.
 
Bom era isso aí. A recomendação é máxima! 
Só não baixa quem não gosta de jazz rock ou já tem.

Cheiro de Vida (1984)

Músicas:
01. Fechado Para Balanço (Cheiro de Vida - concepção: André e Paulinho)
02. Asas Longas (Cheiro de Vida - concepção: André)
03. Entre Estrelas (Cheiro de Vida - concepção: Martau e Paulinho)
04. Tema do Bonder (Cheiro de Vida)
05. Crepúsculo (Paulinho / Pedro / Martau)
06. Hieronymus Bosch (Cheiro de Vida - concepção: Alexandre, André e Paulinho)
07. Aí, Stanley! (Cheiro de Vida - concepção: André)
08. Ayisha (André)
09. Nosferatu (André / Paulinho)
10. O Bom Pastor (Cheiro de Vida)

Músicos:
Paulo Supekóvia: guitarra Fender Stratocaster, viola 12, violão ovation aço e ovation nylon
Carlos Martau: guitarra Gretch, bandolim Del Vecchio, viola 12, ovation aço, Krica* e Fuke*
André Gomes: baixo Mystical**, baixo Ibanez fretless, sitar, piccolo bass
Alexandre Fonseca: baterias Pearl, Rogers, Ludwig, rototoms Remo e Ataq***

Participações Especiais:
Pedro Tagliani: guitarra Ibanez (em "Crepúsculo")
Augusto Licks: viola Washburn e Roland GR300 (em "Hieronymus Bosch")

Arranjos: Cheiro de Vida
Renato Alscher: técnico de gravação e mixagem

*   instrumentos criados e construídos por Martau e Mauro Fuke
**  instrumento redesenhado por André e Mauro Fuke
*** bateria eletrônica projetada por Rubem Pechansky

OBS.:
1) O material musical aqui divulgado em formato MP3 [256 kbpm] foi obtido na WEB, já faz algum tempo e por displicência minha, deixo de consignar sua origem.
2) As fotos que integram essa postagem foram capturadas do LP original e são o "lamentável" resultado da minha incompetência como fotógrafo, aliada a minha incontestável situação de penúria financeira (não tenho scanner).


[Obrigado = Thanks]