sábado, 4 de dezembro de 2010

John Dawson Winter III - (1974)

Aos 23 de fevereiro de 1944, nascia em Beaumont, Texas, John Dawson Winter III, mais tarde, mundialmente conhecido como Johnny Winter. Pessoalmente somente lá pelos anos de 1977, é que tive o privilégio de conhecer esse verdadeiro mito do Rock and Blues. O primeiro álbum do Johnny Winter que comprei foi o "Captured Live" e a compra do LP ocorreu em razão da capa. A figura esguia, pálida (depois fui saber acerca da sua condição de albino) e o design inovador da sua guitarra (Gibson Firebird) me chamaram a atenção. Felizmente, a capa desse meu primeiro LP não me induziu a erro e desde então, passei a admirar o trabalho desse brilhante guitarrista de Rock e Blues, que como pouquíssimos "branquelos" (dentre eles o genial Roy Buchanan), sempre soube interpretar o bom Blues com brilhante competência, criatividade e originalidade.

O álbum da presente postagem deve ser o 11º álbum de uma longa discografia (algo em torno de  28 álbuns oficiais dentre trabalhos de estúdio e ao Vivo). Embora, infelizmente não os possua em sua totalidade, é até o presente momento, (dos sete álbuns que possuo), um dos meus álbuns preferidos, não apenas pela diversidade do material, mas principalmente pela refinada e exemplar qualidade musical dos solos e dos arranjos.

Não desejava fazer nenhuma recomendação em especial, mas não consigo me conter. Sugiro uma especial audição as seguintes faixas:  'Rock & Roll People', 'Self Destructive Blues', 'Raised On Rock', 'Stranger', 'Pick Up On My Mojo', 'Roll With Me', 'Sweet Papa John' e 'Lay Down Your Sorrows'.

As músicas anteriormente recomendadas e muitas outras de alguns outros álbuns anteriores, sempre estiveram presentes na minha micro discoteca destinada a ouvir no carro (só rock e blues). Antes sob a forma de fitas K7 agora em formato de CD, nunca deixei de escutar o bom e velho J.W., tanto nas ruas como nas estradas. Sempre achei que J.W. tem uma estreita relação com um bom motor de 6 cilindros ou V8, carburado e com escapamento dimensionado, clássicos como Opala, Maverick e Dodge Charger RT são excelentes candidatos e "funcionam" muito bem em parceria com as excelentes guitarras e os vocais do grande Johnny Winter é só deixar o som rolar e afundar o pé (enquanto esvazia os bolsos) rsrsrsrsrs.

John Dawson Winter III - (1974)

Músicas:
01. Rock & Roll People (John Lennon) - 2:43
02. Golden Olden Days Of Rock & Roll - 3:01
03. Self Destructive Blues - 3:28
04. Raised On Rock - 4:39
05. Stranger - 3:54
06. Mind Over Matter - 4:10
07. Roll With Me - 3:03
08. Love Song To Me - 2:06
09. Pick Up On My Mojo - 3:22
10. Lay Down Your Sorrows - 4:05
11. Sweet Papa John - 3:09

Músicos:
Johnny Winter - Guitar, Harmonica, Vocals
Edgar Winter - Piano, Solina Strings, Harpsichord, Organ, Horn Arrangement
Rick Derringer - Guitar
Randy Jo Hobbs - Bass
Richard Hughes - Drums
Kenny Ascher - Keyboards
Michael Brecker - Tenor Saxophone
Randy Brecker - Trumpet
Louis Del Gatto - Baritone Saxophone
Paul Prestopino - Percussion, Banjo, Dobro, Lap Steel
David Taylor - Trombone
Mark Kreider - Backing Vocals: Raised on Rock
Background Vocals: Johnny Winter, Tasha Thomas, Rick Derringer Carl Hall, Monica Burruss, Jackdaw, Dennis Ferrante

[Obrigado = Thanks]