sábado, 28 de novembro de 2009

Robin Trower - For Earth Below (1975)

Não tenho muita certeza, a memória me escapa, não sei se foi na Eldo Pop ou se foi lá pelo ano de 1976, como umas das músicas que compunham a trilha sonora de um documentário sobre Surf, que se chama RED HOT BLUE dirigido por Curt Mastalka, que ouvi pela primeira vez a poderosa e vibrante Fender Stratocaster do Robin Trower. Na época, eu não sabia quem era aquele cara que tocava como Jimi Hendrix, mas sabia que não se tratava do "Deus" Hendrix, tinha alguma coisa de diferente no timbre e na "pegada" da guitarra. Pergunta daqui, pergunta dalí, acabei por descobrir o nome da fera; Robin Trower.

De posse da informação principal, guardei uma grana e assim que foi possível, fui direto para a Sears que ficava na Praia de Botafogo (RJ). Lá me encontrei com meu primeiro álbum do Robin Trower, que é o álbum objeto dessa postagem (o álbun esta comigo até hoje). Lembro-me que cheguei em casa e fui logo botando o "bolachão" pra tocar no meu antigo "Grundig", aparelhado com uma novíssima agulha "Lesson" de safira. Aumentei o som e mandei ver... minha mãe quase enlouqueceu coitada, e para piorar, o equipamento era tão primitivo que não possuía nem saída para fone de ouvido. Mas mesmo num volume inferior ao desejado, sempre era uma verdadeira "porrada na cabeça" e no coração!

Naquela época, eu ouvia progressivo e de Hard Rock, não conhecia o que era o Blues (embora já escutasse Hendrix). Foi Robin Trower que abriu minha mente para o mundo repleto de possibilidades do Blues. Foi uma paixão imediata e avalassadora, economizava tudo que podia, só para comprar os preciosos LPs de Rock e Blues que viesse a conhecer. Algum tempo mais tarde, "carburava" placidamente minha primeira "erva", ao som de Robin Trower, Jimi Hendrix, Johnny Winter, Roy Buchanan e Rory Gallagher. Bons tempos...

For Earth Below (1975)

Músicas:
01. Shame the Devil
02. It's Only Money
03. Confessin' Midnight
04. Fine Day
05. Alethea
06. A Tale Untold
07. Gonna Be More Suspicious
08. For Earth Below

Músicos:
Robin Trower: Guitarra
James Dewar: Baixo e vocal
Bill Lordan: Bateria

[Obrigado = Thanks]